Por Daniele Antunes
Nesta quinta-feira, 18/12, realizamos a entrega dos brinquedos de Natal para as crianças indígenas. Levamos alegria, mas recebemos muito mais: aprendizado, afeto e sabedoria.

Muita gente colaborou fazendo doações para nossa Campanha de Natal da AmacFoz que nesta edição beneficiará as crianças da Aldeia Indígena e do Arroio Dourado. Superamos nossa meta de arrecadação com a ajuda de muitos!
Sob as copas das árvores, em um ambiente calmo e fresco, todas as crianças receberam presentes inclusive as mais novas, que haviam acabado de chegar à aldeia. Em troca, recebemos olhares brilhantes, abraços sinceros e muito amor.

Avistamos as plantações de milho, a horta, aprendemos sobre uma árvore medicinal para o estômago, sobre alimentos que nutrem de verdade e ainda fomos convidadas para uma cerimônia na casa de cura.
O Cacique Gilberto, com muita gentileza e paciência, nos apresentou cada espaço e compartilhou duas necessidades importantes da aldeia: o conserto das traves do campo de futebol, que hoje oferecem risco às crianças que amam jogar e a necessidade urgente de atendimento psicológico para adolescentes, diante do aumento de casos de suicídio nas aldeias.
Encerramos o dia vendo crianças felizes tomando banho no rio, em plena harmonia com a natureza. Foi um encontro de troca, respeito e amor , daqueles que transformam a gente por dentro.

Na próxima segunda-feira , dia 22/12, estaremos fazendo a entrega dos presentes de Natal para as crianças do Arroio Dourado (antigo lixão)




