Previsão é atender 1.800 ligações com 60 km de rede
A Sanepar anunciou planos para ampliar a cobertura da rede coletora de esgoto em Foz do Iguaçu, com destaque para a região do bairro Cognópolis. A proposta faz parte do objetivo da companhia de alcançar 90% de cobertura com esgotamento sanitário no município.
Segundo Polyana Varlett, Gerente Regional da Sanepar (Foz do Iguaçu), a área da Cognópolis, que inclui o entorno da Conscienciologia, será contemplada com obras que devem ser contratadas em breve. A execução está prevista para os anos de 2026 e 2027. “Toda aquela bacia será atendida com a implantação da rede coletora”, afirmou.
Ao todo, a Sanepar pretende instalar aproximadamente 60 quilômetros de tubulação de esgoto e realizar 1.800 novas ligações domiciliares na região. Além disso, será construída uma unidade de bombeamento próxima ao campus da Conscienciologia, para garantir o funcionamento eficiente do sistema.
A empresa também orienta os condomínios fechados da região sobre os procedimentos para se conectarem à rede. Os síndicos devem verificar se o condomínio já possui uma rede coletora interna (chamada de rede seca). Nesses casos, basta aguardar a conclusão da obra da Sanepar na via pública para então realizar a interligação.
Caso não haja rede interna instalada, o condomínio deverá contratar um projeto técnico, submetê-lo à validação da Sanepar e executar a obra antes de realizar a conexão com o sistema público de esgotamento.





